O cardeal-de-goiás é uma espécie endêmica do Brasil, ocorre nos estados de Goiás, Mato Grosso, Pará, Tocantins e no Distrito Federal
A cavalaria mede 16,5cm de comprimento. Não há dimorfismo sexual. Macho e fêmea são idênticos, com o característico vermelho da cabeça contrastando com o restante das cores e com o bico amarelo alaranjado. As aves juvenis saem do ninho com as costas e o babador acinzentados. Cabeça parda. Os filhotes estão com os pais nos bandos a partir de dezembro. Nos meses seguintes, começam a mudar e aparecem penas com as cores definitivas. Entre janeiro e julho, os juvenis estão com uma mescla de plumagem, parecendo estar “sujos”.
Pássaro comum no pantanal, onde ocorre em bandos maciços (daí o nome popular de “cavalaria”). Vive nos pântanos, margens de rios e campos abertos.
Presente originalmente no Pantanal do Mato Grosso. Porém, existe uma área de expansão de sua ocorrência, ainda não estudada, como o interior do estado de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
O cardeal mede 18cm de comprimento. Pássaro de extraordinária beleza física e sonora. Por estas características pássaro muito caçado. Não há dimorfismo sexual. Imaturo pardacento, com topete ferrugíneo.
Assim como a maioria dos pássaros canoros, formam bandos na época de muda. Vive em bordas de arrozais, campos com vegetação alta e bordas de matas.
Ocorre nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Foi introduzido na região Sudeste, principalmente no estado de São Paulo.